sexta-feira, 27 de março de 2009

Ponto de compra.

Era o começo da década de 90, o Brasil e o mundo passavam por uma tremenda mudança. Comigo não era diferente.

Pai fresco (meu filho era recém nascido), sobrevivente de um profundo corte de pessoal na empresa que trabalhava eu iniciava uma nova etapa em minha vida.

Logo após a decretação do Plano Collor a bolsa já iniciava sua recuperação e a empresa começava a recontratar pessoal.

Lembro como se tivesse acontecido minutos atrás, quando vi aquele cara baixinho, marrento uma espécie de Romário versão branca e paulista sendo apresentado como o mais novo operador de pregão da corretora. Ele devia ser folgado pra caramba, pensei. Não estava errado não, mas ele viria a ser muito mais que isso em minha vida.

Coisa do destino era ele quem iria ficar na linha comigo. Numa orelha o cliente mais importante da casa na outra ele que seria meu compadre duas vezes (de seu casamento e de sua filha mais nova), mas mais que isso um irmão que entrava na minha vida para ficar.

Não precisei de mais que alguns minutos na linha com o cara para perceber que realmente ele era o cara. Ágil, era sem dúvida um dos melhores operadores de pregão do mercado de capitais brasileiro. O tempo me mostrou que privilégio o meu, que além de poder conviver com um profissional como esse poderia tê-lo também como amigo.

Em poucos dias de convívio nosso entrosamento era como se fosse de anos. Voltando ao mercado depois de uma tentativa frustrada de ter seu negócio próprio ele se via em meio a uma inesperada separação conjugal. Sereno compartilhou comigo o desafio que se apresentava: reestruturar-se financeira e emocionalmente.

Olhando de fora e vendo seu potencial não tive dúvida:

- Fique tranqüilo, você está em ponto de compra!

Gíria de mercado, ponto de compra quer dizer um preço atrativo para se comprar uma ação, ou seja, uma barbada, comprar e esperar subir a cotação. Passamos onze anos trabalhando juntos naquela empresa. Juntas caminharam nossas vidas.

Crises e mais crises se passaram até que no começo de 2002 fomos dispensados do trabalho. Inicialmente fomos trabalhar na mesma corretora, agora como profissionais autônomos. Independentes, cada um recomeçava sua vida profissional numa iniciativa própria. Mas quem pode lutar contra a natureza das coisas?

O rio sempre corre para o mar.

Pouco tempo depois estávamos juntos novamente numa mesma equipe de trabalho, mas mais que isso, novamente compartilhando o caminho trilhado por nossas vidas. Foram bons anos esses anos todos que passamos juntos.

Voltando ao passado o tempo mostrou que eu estava certo quando havia profetizado “o ponto de compra”.

Desde então esse meu parceiro reconstruiu seu patrimônio, casou-se novamente (eu fui um dos maiores torcedores dessa relação) teve mais dois lindos filhos (um tricolor para minha felicidade), enfim refez seu caminho.

Novos tempos, difíceis tempos, tempo de crise. Novamente o mundo passa por uma profunda mudança. É hora de corrigir rumos, enfrentar novos desafios, hora de se reinventar. Mais uma vez a vida tenta nos afastar. Seguiremos agora cada qual em seu rumo profissional, com a certeza de que um estará torcendo pelo sucesso do outro e que mais dia menos dia a ordem natural das coisas voltará a falar mais alto.

Para você meu compadre, amigo e irmão, Geraldo Pereira Junior, Jú, meu muito obrigado.

Agradeço de coração, pelos tão bons momentos que compartilhamos. Agradeço por trazer para minha vida a Luciana, a Rosaninha, o Kaique e a Tatá. Agradeço também por toda confiança em mim depositada, saiba que fiz meu máximo para poder merecê-la.

Obrigado pelos ensinamentos, em especial por me mostrar a importância de cuidarmos da nossa razão o mais valioso e frágil bem de um homem.

Se sem pretender falhei contigo um dia, perdoe-me.

Toda sorte do mundo, pois competência certamente não lhe faltará nessa nova etapa de sua vida profissional.

Que Deus te abençoe e a sua família e lembre-se que sempre terá em mim um amigo.

Um comentário:

  1. Afortunados os que tem a capacidade de dar valor aos verdadeiros amigos... Crises vem e vão, amigos ficam, pra sempre...
    Muito bom...

    ResponderExcluir