quinta-feira, 5 de março de 2009

Carnaval no Costa Mágica: um pesadelo.


Surgiu recentemente no cenário turístico nacional a indústria dos cruzeiros. Especialmente comuns nos países mediterrâneos, os cruzeiros na costa brasileira são um fenômeno recente.

Três anos atrás fiz um cruzeiro no período de carnaval no navio Blue Dream. Assim como o nome da embarcação aqueles dias que passei com minha família foram dias de sonho, dias que deixaram saudade.

Confesso minha resistência em viajar nesses períodos. É bem razoável esperar por situações desagradáveis como atrasos em aeroportos, tarifas caríssimas, congestionamentos quilométricos, falta de infra-estrutura etc...

Como parecia ter encontrado a fórmula mágica, resolvi repetir a dose e comprei um pacote de um cruzeiro de uma semana no navio Costa Mágica da Costa Cruzeiros.

Ansioso que estava, esperei contando os dias para o embarque. Visitei diversas vezes o site da empresa me enamorando pelo navio e por suas atraentes instalações e facilidades.

Logo no embarque do traslado aqui em São Paulo percebi algo estranho no ar. Enquanto meu ônibus trazia uma discreta inscrição ”Costa Mágica” outros traziam o sugestivo nome “Carnavio”. Certamente não era o mesmo navio que o meu. Nada contra a “moçada” afinal nem sou tão velho assim (41, corpinho de 40...), mas sabe como é, na dúvida cada um no seu quadrado.

Até chegarmos ao Porto de Santos e mesmo durante o período que passamos no terminal antes do embarque propriamente dito, já pude ir constatando algumas atitudes “aperitivo” do que parecia estar por vir. Educação realmente parece mercadoria cada vez mais escassa. Bons modos parecem definitivamente fora de moda. Bom...não para mim. Graças a Deus e a educação que recebi de meus pais.

Apenas alguns minutos após o embarque o caos já tomava conta da embarcação, que com equipe de segurança vacilante, já se mostrava refém da situação que tomava contorno de desordem generalizada.

Para completar parte de minha bagagem foi supostamente retida pela Polícia Federal. Pensei: tráfico de barra de cereais dá cana? Se desse estava perdido. Não era esse meu crime, mas ter no “case” de meu DVD mini falantes que prontamente joguei fora quando comunicado não serem permitidos a bordo. Ressalto que todo o processo de retenção da bagagem (conduzido pela tripulação e não pela P.F.) se deu sem a mínima preocupação de descrição. Fui tratado da mesma forma que aqueles que tiveram sua bagagem apreendida pela posse de “outros” itens proibidos. Vale lembrar, falaram em nome da Polícia Federal com o claro intuito de intimidar as pessoas. Generalizaram. Nivelaram por baixo.

Passar por essa situação por ordem de uma autoridade brasileira constituída vá lá que seja, agora como arbitrariedade de uma equipe de segurança sem preparo algum , sem comentários.

Perdido quase o primeiro dia do cruzeiro para resolver a questão (incluindo aí o B.O. que registrei na Polícia Federal pelo constrangimento que passei) imaginei que as coisas pareciam estar nos eixos. Ledo engano.

Se o futuro do mundo pertence aos jovens, espero de coração que sejam outros e não os que vimos no navio. Vândalos e drogados, nascidos de combustão espontânea certamente, pois ninguém que tem uma mãe, pai, avó ou avô pode ter alguns dos comportamentos que presenciamos.

Não vai aqui nenhum tom moralista, ao contrário respeito o direito que cada um tem de conduzir sua vida como bem entenda, isso desde que haja respeito pelo limite do outro.

De corredores fétidos de urina e vômito, de pessoas “absurdamente” embriagas/drogadas vagando pelo navio, até cenas de ataque físico e moral, presenciamos de tudo nesses dias. Olha que nem aponto aqui as estórias ouvidas pelos corredores, muitas delas impublicáveis mesmo.

Confesso que a mim isso tudo incomodou muito mais pelas famílias com crianças e pelos senhores e senhoras de idade que assim como eu imaginavam estar num cruzeiro de ambiente civilizado e com um mínimo de segurança. Só para se ter uma idéia do quão a segurança estava comprometida: extintores de incêndio foram recolhidos temendo-se que fossem jogados ao mar como aconteceu com aparelhos televisores e colchões.

Você pode pensar: Carnaval é isso mesmo? Também o que foi fazer num navio desses? Aí é que moram os perigos; primeiro, crer que um determinado período festivo ou mesmo que um motivo de qualquer ordem dê legitimidade para que alguém desrespeite seu próximo; segundo, tirar da empresa operadora a responsabilidade de saber como e para quem seu produto está sendo vendido. Ora, se é para permitir que seu produto seja vendido com o apelo do carnaval (subentendido aí a idéia de vandalismo, consumo liberado de drogas e outras “cositas mas”), caberia ao menos um alerta. Seria mais ou menos como não ter a delicadeza de avisar a um palmeirense que ele está adquirindo um pacote de cruzeiro do Navio do Timão.

Cruzeiro é uma excelente opção de viagem, vale a pena tentar, mas evite a Costa Cruzeiros...experiência própria.

6 comentários:

  1. Prezado Marcelo Porto: Lendo sua colocação sobre o navio Costa Mágica, infelizmente, é assim que caminha a humanidade. Os jovens esquecem que educação é bom e não ocupa espaço. Adoro viajar de navio, e já fiz diversos. Também tive uma experiência terrível: num navio da Royal CAribbean fui acometida de uma intoxicação/virose, que tive 3 dias da minha viagem tomados pela diarreia e vômito. Um terror! Mas, isso não abalou a minha vontade de fazer novas viagens... não perca as experanças: sempre haverá um dia melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  2. Já fiz também outros cruzeiros sem nunca ter problemas. Creio que a grande desonestidade da Costa foi ter vendido para uns um pacote temático e para outros um cruzeiro normal durante o período de carnaval. Em outro ano fiz no Blue Dream na mesma época e tudo correu bem. Ficou claro para mim a má fé da Costa Cruzeiros e a mim e minha família não terão mais como passageiros. Agradeço a atenção de sua leitura de meu texto.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, impressionante!
    Estou me programando para fazer um cruzeiro pelo Costa Mágica final de Janeiro 2012, e era esse meu medo, pois não é especificado no site o perfil das pessoas que compram os pacotes de viagem... Deus me livre ir com meu esposo para relaxar e me aborrecer desse jeito... Vou pesquisar minuciosamente! Agradeço muito a pessoas como você que se preocupam em passar essas experiências negativas, a fim de nos alertar! Parabéns pelo post! Danielle

    ResponderExcluir
  4. Danielle sugiro mesmo a você todo cuidado. Talvez um cruzeiro rumo ao sul e de outra companhia que não a Costa possa diminuir o risco desses disabores...

    ResponderExcluir
  5. referente a isso, costa magica é muito calmo em outros periodos, evite pegalos nos dias festivos PRINCIPALEMNTE o carnaval. Este ano pego pela 3x Costa Magica, final de janeiro estarei la com minha familia, e sei que vai ser muito bom. So cuide com as datas que voce vai apenas isso!

    ResponderExcluir
  6. Concordo Johnny mas ressalto que o post alerta exatamente pra isso, mas vale lembrar a total indiferença da empresa ao ocorrido...

    ResponderExcluir