quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Inos Corradin: o melhor de mim.


Eu tinha uns 16 anos quando vi um trabalho de Inos Corradin pela primeira vez.

Foi numa galeria que havia no Shopping Eldorado. Não sei descrever bem em palavras o que senti naquele momento.... as cores...as formas...tudo tão lúdico...complexo em sua ingenuidade.

Nascia naquele momento uma estória de grande admiração artística, que com o tempo se transformaria também em apreço pessoal.

Tempos das vacas magras, uma obra de Inos era (mesmo uma gravura) algo inacessível. Com o tempo passando e a admiração aumentando cada vez mais, chegou enfim o dia em que pela primeira vez pude comprar um trabalho de Inos Corradin.

Na ocasião já me considerava quase que um especialista no assunto, vasculhando aqui e acolá qualquer informação disponível que pudesse haver sobre o autor e sua obra.

Comprei minha primeira gravura para presentear um grande amigo na ocasião de seu casamento. Dei a ele o presente que tanto queria ter para mim. Confesso que deu até uma certa pena...as fraquezas humanas...Tudo bem...meu dia chegaria.

Já era um viciado em equilibristas, músicos, meninas, diurnos e noturnos (temas recorrentes da obra de Inos), quando num certo dia li uma matéria no Jornal da Tarde. Tratava-se de uma reportagem sobre uma série que ele havia pintado retratando jogadores de futebol dos grandes clubes de São Paulo. Era o encontro de duas paixões: Inos e o futebol.

Saopaulino fanático, babei ao ver o quadro do tricolor, indiscutivelmente o mais bonito de todos. Ressalto aqui minha imparcialidade nessa opinião, com a certeza de que não recairá nenhum tipo de dúvida sobre essa afirmação.

Lida a matéria, o próximo passo era tentar comprar o quadro.

Liguei para a galeria apontada na matéria e recebi a informação que o quadro já havia sido vendido. Que frustração...

Dias depois recebi uma ligação. Por um problema qualquer o negócio inicial havia sido desfeito e o quadro estava à venda. Negócio fechado. Eu tinha minha primeira obra de Inos e o mais legal um quadro do tricolor.

Algum tempo depois o canal fechado SPORTV solicitava minha obra para uma matéria que mostrava o esporte como tema de arte. Apesar do ciúme, não tive como negar o pedido e levei "meu" quadro para a galeria que na mesma ocasião fazia uma exposição das obras de Inos. Passei um bom tempo daquela tarde na galeria curtindo a exposição.

Foi a primeira vez que vi pessoalmente um quadro de Inos com São Francisco de tema. Era mais uma coisa em comum, sou admirador de São Francisco, tido como o ser humano que mais se aproximou dos ensinamentos de Jesus Cristo ao longo de sua vida. Inos com seu traço captou como ninguém a pureza de São Francisco de Assis.

Na exposição comentei com o pessoal da galeria minha profunda admiração por Inos e deixei a seguinte mensagem no livro de visitas:

"Presenteei um grande amigo com uma obra de Inos.
Inos foi o melhor que pude dar de mim".

Alguns dias se passaram quando recebi o convite para conhecer Inos pessoalmente. Segundo o relato da marchand, Inos tinha gostado do que eu havia escrito e quando soube que eu era seu "fã número 1", falou sobre a possibilidade de nos conhecermos.

Convite feito, convite aceito.

Que baita frio na barriga, afinal não é todo dia que se conhece um ídolo. Peraí...podia ser uma tremenda roubada. E se o cara fosse um mala? Conhecer um ídolo tem esse risco, reduzi-lo a sua dimensão humana, se expor a sua falibilidade e coisas assim. Já pensou descobrir que seu ídolo é um camarada antipático...metido a besta. Será que o Inos era uma pessoa legal?

Foram necessários uns longos três segundos para perceber o quão Inos, além de genial em sua obra, é fantástico como pessoa. Simpático, bem humorado, com a experiência de quem tem bastante estórias para contar, Inos foi de uma generosidade que jamais irei esquecer, fazendo daquele momento um dos mais especiais de minha vida. Conheci o ídolo, ganhei um amigo.

Costumo dizer que nossa vida é como um álbum de figurinhas onde vamos colando momentos e personagens. Nesse dia tirei duas figurinhas chaves, daquelas que não saem repetidas, difíceis mesmo de se achar.

O tempo passa e ainda acho que Inos é o que há de melhor em mim.

P.S. Conhecer o Inos me trouxe o privilégio também de conhecer a Sandra Carnio, seu anjo da guarda. Visite: www.inoscorradin.com.br

7 comentários:

  1. Ainda posso conhecer histórias de sua vida e me surpreender...
    Parabéns pelos textos que estão cada vez mais interessantes de serem lidos.

    Bjks

    Regiane

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo carinho de suas palavras.
    Estórias todos temos para contar.
    Basta um tempinho, deixar as idéias fluírem e escrevê-las.
    Vlw.

    ResponderExcluir
  3. Lamento muito, caro Marcelo, mas quero te informar que o quadro mais bonito é o do Palmeiras (que o Inos pintou com o coração) e ele está comigo.Você está convidado a conhecê-lo, aqui em Jundiaí.
    Um abraço
    Sandro Vaia

    ResponderExcluir
  4. Sandro,

    Das muitas virtudes do Inos entender de futebol não é uma delas, daí ser palmeirense. Ahahahah...

    No mais o Inos sempre pinta com o coração. Diferenças a parte não tenho dúvidas quanto a beleza de seu quadro.

    Agradeço sua atenção e espero mesmo que um dia possa te visitar.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, sem dúvida é impossível não se apaixonar pelas obras de Inos, e pra quem tem o privilégio de conhecer este magnífico artista, pode enxergar no artista a essência de seu trabalho, Inos é uma pessoa apaixonante, querida e atenciosa também é Sandra , impossível falar de inos e não se lembrar dela, parabéns pelo seu comentário Marcelo.

    Drica Cardoso

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, também sou apaixonado pelo trabalho e pela pessoa de Inos Corradin, Jundiaíense de coração!!! Bom ,sou de Jundiaí e tenho a honra de ter Inos e o filho Sandro e Sandra Carnio como amigos. Te confesso que só voltei a pintar após conhecer o trabalho do Inos e isso me deu novo animo para voltar a fazer arte após 10 anos longe das telas. Parabéns pelo seu texto, adorei. Clayton Silva.
    visite o meu blog:
    http://artistaplasticoclaytonsilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Clayton,

    Agradeço por sua visita e pela gentileza de suas palavras. Farei sim uma visita ao seu blog.

    Abração

    Marcelo Porto

    ResponderExcluir