sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Apenas uma questão de civilidade.

Existe em trâmite no Congresso o Projeto-Lei 122, conhecido como Lei Anti-homofobia que em linhas gerais visa dar aos homossexuais as garantias dadas as minorias. 

Contrário a idéia, o Senador Magno Malta, da bancada evangélica, argumenta que diferente de negros e deficientes que não escolheram serem como são, os homossexuais são como são (?) por opção.

Tenho muita dificuldade em entender como a forma de alguém amar e se sentir fisicamente atraído possa ser alvo de tanto repúdio e controvérsia, possa gerar tanto incômodo, especialmente numa sociedade que parece tão pouco se incomodar com os desequilíbrios sociais e toda violência oriunda dessa realidade. Realmente não entendo.

Outra grande limitação de entendimento de minha parte diz respeito a questão da "opção sexual". 

Eu não me lembro do dia em que escolhi ser heterossexual, não me lembro do dia em que escolhi ser como sou, em me sentir atraído por pessoas do sexo oposto. Lembro bem do dia em que conheci minha namorada Lelê,  lembro com clareza da atração que ela despertou em mim, lembro da admiração que daí floresceu, mas do dia em que "escolhi" ser heterossexual, desse dia eu realmente não me lembro. 

Ainda que ser homossexual fosse (ou seja) de fato uma escolha, uma "opção", ainda assim, se ser homossexual implica em ser uma minoria social devemos como sociedade pretensiosamente civilizada proteger esse grupo, exatamente como da mesma forma são protegidas outras minorias. 

Não se trata da defesa apaixonada de uma "causa", trata-se apenas e tão somente de uma questão de cidadania. São premissas fundamentais da democracia: prevalecer a vontade da maioria e respeito pela minoria. No futuro qualquer cidadão (inclusive você) em virtude de uma circunstância pode se encontrar numa condição de minoria e a história mostra como a maioria pode ser cruel, lembre-se que foi ela que crucificou Jesus Cristo. 

Para aqueles que usando a religião não aceitam os homossexuais sugiro ver esse video: http://www.youtube.com/watch?v=FPL0-gZsF3k

Nenhum comentário:

Postar um comentário