quarta-feira, 21 de abril de 2010

João Alberto Lopes: tributo a um grande homem.


Faz dois dias que tento organizar meus pensamentos a fim de prestar uma homenagem a um grande homem que nos deixou em convívio físico: Sr. João Alberto Lopes.

Percebo que precisaria de todos os demais dias de minha vida para, em vão, tentar escrever um texto a sua altura. Meus sentimentos de apreço, respeito e gratidão, assim como seu merecimento pessoal são infinitamente maiores que minha modesta capacidade de descrevê-los num texto.

Humildemente me permito algumas palavras...

Lembro bem de meu primeiro contato com o "Seu João".

Na ocasião buscava uma corretora que atendesse um cliente ao qual não podia atender na empresa em que trabalhava. Assim através de meu irmão conheci esse que tenho na conta de um pai profissional que com o passar do tempo se transformou num pai da vida.

Sorte minha, pouco meses depois desse episódio começavamos a trabalhar juntos. Eu havia encontrado o "cara". Como me ajudou, como me ensinou...

Precisaria de muitas vidas para quitar meu débito de gratidão...

Lúcido, capaz e coerente, Seu João é (isso mesmo "é" pois sempre estará aqui conosco) um tipo de homem cada vez mais raro por seus atributos pessoais e profissionais.

Ao longo de nosso convívio, nunca, uma única vez que fosse, testemunhei um ato seu que coubesse qualquer reparo, de que ordem fosse.

Como profissional sua capacidade de liderança e aglutinação é única. Nunca em minha vida profissional, pessoal ou acadêmica, me deparei com alguém com tamanho senso de justiça.

Era fácil trabalhar com o Seu João, o homem era uma máquina de fazer negócios. Craque de Seleção, a bola procurava seus pés, o jogo fluia e as jogadas sempre terminavam em gol...Saudade, saudade, saudade...

Não bastasse toda a gratidão que a ele devo por todo apoio profissional, minha maior dívida é de cunho pessoal. Conviver com o Seu João foi acima de tudo uma oportunidade única de aprendizado humano.

Atencioso, a todos tratava com o mesmo carinho e respeito, sem atentar para classe social, cargo profissional ou distinção de qualquer ordem. Cristão no sentido mais verdadeiro e profundo da palavra, aos seus olhos todos eram iguais e merecedores de seu respeito.

Não bastassem todos seus atributos, seu humor contagiante certamente deixará saudade.

Vivi grandes momentos ao seu lado.

Desses momentos, com aperto no coração, destaco o dia de seu desligamento da empresa, quando com lágrimas nos olhos nos despedimos num caloroso abraço.

Eu sabia naquele momento que meu cotidiano sofria uma perda irreparável, afinal de contas conviver com o Seu João além de tudo era algo muito prazeroso, divertido mesmo...

A empresa nunca mais seria a mesma sem o Seu João. Com sua saída lá se foi o brilho, o espiríto de corpo, o senso de união, nos transformamos num aglomerado de pessoas que tem em comum nada além de seus interesses comerciais. Apenas e tão somente isso...

Sem nosso General, viramos um corpo sem cabeça, um batalhão perdido no campo de batalha.

Vítima, no mínimo, de um tratamento absurdamente aquém de seu merecimento por seus serviços prestados, nosso Comandante nunca superou seu justo amargor por seu desligamento. Só ele mesmo em seu íntimo para saber de sua dor...

Ufa! Enfim acabou a agonia. Esse cara tão do bem não merecia passar por tanto sofrimeto físico.

Se de agora em diante somos uma legião de órfãos que terá que aprender a viver com sua ausência física, me conforta saber que o Seu João recebe finalmente seu merecido descanso.

A você amigo querido, mestre inspirador, não somente por mim, mas em nome de todos os que te amam, prometo honrar tua memória, prometo mantê-lo vivo em meus mais ternos pensamentos e orações.

Se prepara aí que no tempo certo a gente ainda se encontra para colocar o papo em dia.

10 comentários:

  1. Parabéns Marcelo, realmente essas palavras são no mínimo as mais lindas que o "PAI João Alberto" merece, pois é assim que sempre o terei, pois tudo em minha vida devo a ele, perdi um pai e em seguida, ganhei outro, com ele sempre me acolhendo. Infelizmente, perdemos uma pessoa incrível , mas em contra parte, o céu ganhou mais uma pessoa incrível. Descanse em Paz, e um dia, meu 2º pai, quero encontrá-lo novamente para dar-lhe um abraço tão apertado, quanto ao que eu quero dar em meu pai biológico. Beijos e vc estará para sempre e, nossos corações. Parabéns Marcelo, por dedicar este espaço para uma pessoa memorável. Que Deus abençõe vc e sua família.
    Abraços,
    Farah

    ResponderExcluir
  2. Bruna Lopes ( filha do Brás )23 de abril de 2010 às 10:04

    Parabéns Marcelo ! Vc escolheu as palavras certas pra homenagear essa pessoa maravilhosa que o " Tio João é ", pois realmente sempre o teremos conosco !
    Vai fazer muita falta, e enquanto não o encontramos novamente, tenho certeza que ele estará dando muita força pra todos nós !

    Obrigada pelas lindas palavras !

    ResponderExcluir
  3. João querido!!!Gostaria muito de saber escrever como o Marcelo mas Deus não me deu esse dom! Mesmo assim me arrisco a escrever um pouco a respeito desse homem.Conheço o João, que prá mim não era "Seu João" era simplesmente João!!!Meu cunhado querido, meu padrinho de casamento e meu comprade, é padrinho do meu filho!!!Profissional competente, marido apaixonado,pai amoroso,irmão presente, filho querido,cunhado sempre amigavél,tio "bejoquero", avô delicado e amigo inpecável!!! João com todo esse curriculum o que vc acha que iria provocar nas pessoas indo embora assim antes do combinado?!!!Saudades numa fruta bem gelada que a gente vê na geladeira, num bolinho de bacalhau,numa geléia vermelha igualzinha aquela que eu te levei outro dia, numa noticía que a gente escuta lá longe num noticiário qquer que a Dow Jones dispencou e até mesmo num pote de sal!!!!Saudades João, é o que de mais suave a gente pode sentir agora.Até breve meu querido!!!Com uma lágrima de dor me despeço...
    Beijos no seu coração e no de todos que como eu sentirão muito a sua falta,
    Lilian.

    ResponderExcluir
  4. Filhos aproveitem a oportunidade divina e desfrutem de seus pais, diga "te amo", beije e os abrace todos os dias. "Seu João", o senhor é um vencedor e o maior prêmio que podemos alcançar é o legado que deixamos e tenha certeza que foi o melhor possível em todos os âmbitos. Dna Olga tenha a certeza que seu marido é amado por muitos e isso só pessoas boas conseguem, fique em paz. César, agora que nossos pais se encontraram e sei exatamente da sua dor, se conforte em tudo de bom que seu pai fez, pense sempre nas coisas boas, pois pensando em coisas boas ele sempre estará do seu lado, fiquem todos com Deus, beijos Maurício Porto

    ResponderExcluir
  5. Querido irmão, você sabe que eu tinha e tenho ânsia de vencer. Sei do teu aprêço e respeito pelo profissionalismo e pelo carater do meu filho. Não há nada melhor quando um filho reconhece no pai a luta, a dediciação, o caráter. Imagina o que eu sentia e o que sinto, quando me lembro de tuas palavras sobre o Júnior. Meu irmão, por mim, pela minha família, pela sua família, prometo lutar ainda mais pela vitória. Se infelizmente você não pôde presenciar aqui nossa vitória, tenho certeza pelo meu DEUS querido, que você vai escancarar aquele teu sorriso ao constatar nossa vitória. Me perdoe se te entresteci em algum momento. Beijo em ti, abrace nossa mãe querida, que certamente está com você.

    Brás, ou Zé, como você me chamava

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Porto, parabéns pelas palavras. Sr.João foi exatamente o retrato de um homem digno.

    Léo Rodrigues e Família.

    ResponderExcluir
  7. Fernando Carlos Lopes9 de junho de 2010 às 20:37

    Além de grande profissional e grande pai de família...para mim o eterno Tio João...
    Fernando Carlos Lopes e família.

    ResponderExcluir
  8. esse l joão alberto lopes era cearense?

    ResponderExcluir
  9. O Sr. João Alberto era daqui de São Paulo mesmo

    ResponderExcluir
  10. Ola pessoal,
    Nossa encontrei este espaço para comentar sobre o "seu João".
    Foi meu diretor, amigo e com todo respeito "um pai" que nao tive por 19 anos, até hoje parece que o vejo me chamando na sala dele para falarmos do dia dia.
    Com toda certeza ele ja nos acompanha novamente e isto pelo menos me conforta.
    Abraços a familia e mais uma vez Agradecido "seu Joao" por ter me dado a chance de conviver contigo.
    Adilson Pozza

    ResponderExcluir