quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Bon Bini Aruba!


Amo viajar e aproveitei uns dias de férias para pegar mais um carimbo em meu passaporte. Nosso destino dessa vez foi uma ilha muito simpática no Caribe: Aruba.

Antigo território das Antilhas Holandesas, próxima da costa venezuelana, hoje Aruba é um território independente e membro do Reino da Holanda. Em outras palavras, Aruba está para o Reino da Holanda assim como o País de Gales está para a Grã-Bretanha.

O regime de governo é parlamentarista com um Primeiro-Ministro fruto da coalizão do Parlamento com seus 21 representantes. Aruba também tem um Governador que é o representante da Rainha da Holanda. A defesa do território arubiano fica a cargo das forças de defesa do reino holandês.

Oficialmente a língua de Aruba é o holandês, mas a língua do povo, a que se fala nas ruas é o Papiamento. Resultado da fusão do português, espanhol, holandês e inglês, o papiamento é uma língua linda de fantástica sonoridade. Existem muitos termos em português como bom dia, boa tarde e boa noite, mas não vá se animando: é impossível entender a língua. Uma curiosidade, o papiamento é a língua usada no Parque Hopi Hari. Aliás, basta prestar atenção no nome da língua para fazer uma associação direta: papiamento significa conversação. (veja no fim do texto o resultado da pesquisa no Wikkipédia)

Para quem vive numa cidade do tamanho de São Paulo é estranho pensar num país de extensão territorial tão mínima, divido em três distritos: Oranjested, capital com jeito de centro de cidade, Palm Beach zona de maior concentração de resorts e San Nicholas, onde fica a refinaria de Petróleo responsável ( junto com o turismo) por quase toda atividade econômica da ilha.

A população de Aruba é de aproximadamente 115.000 habitantes sendo 100.000 deles nativos. Números extra-oficiais apontam para um número entre 5.000 e 8.000 ilegais, muitos brasileiros.

Optei por Aruba entre outros motivos pelo preço. Quando fechei o pacote em setembro os preços (com o dólar ainda em paridade favorável) eram mais atrativos que passar o mesmo tempo num bom resort no nordeste. Não hesitei, só de não ter que ouvir axé, já estava valendo, podendo conhecer uma nova cultura, uma nova língua e outro povo, nem tinha o que pensar. Mas havia uma pedra no caminho.

Com a alta do dólar o custo de se manter lá esses dias tirou a vantagem financeira da viagem uma vez que não se faz uma modesta refeição por menos de US$ 30,00 por pessoa, que multiplicado por quatro... fez doer meu bolso. Ainda assim valeu a experiência.

Apesar de estarmos em temporada Aruba não estava lotada, ao contrário parecia até mesmo vazia. Aqui e acolá eram comuns os comentários sobre a crise global que atingiu em cheio o principal turista que visita Aruba: o americano. Outrora gastadores compulsivos, os americanos hesitam em gastar um mínimo dólar e fazem valer a expressão “all inclusive” aproveitando ao máximo os serviços dos hotéis. Aliás, para quem bebe uma dica, você pode beber a noite inteira de graça desde que esteja disposto a arriscar alguns dólares num mesa de poker num dos inúmeros cassinos de Aruba. Se for comedido a conta é capaz até de fechar e quem sabe com um pouco de sorte... Se não for o caso fica valendo pela brincadeira.

No quesito compras, apesar de alguns bons preços já que Aruba é “duty free” não existem muitas variedades, algumas lojas de marcas mais famosas, alguma coisa de eletrônicos, mas nada demais.

Em suma, você pode até fazer algumas boas compras e refeições em Aruba, mas lá é um lugar mesmo para curtir mar e praia onde a palavra de ordem é relaxar.

Para quem quiser gastar uns US$ 100,00 por triciclo (leva até duas pessoas) sugiro o passeio de três horas que passa pelos principais pontos naturais de Aruba, você vai curtir, ainda mais se como eu tiver excelentes companheiros de viagem.

Meus agradecimentos ao Caio e ao Kike, vocês dão sentido a minha vida e fizeram dessa viagem uma experiência ainda melhor. Ah... uma última dica...essa do Caio: se você está pensando em balada Aruba não parece ser o melhor dos destinos.

Nota:
A rota para Aruba foi via Colômbia, com conexão em Bogotá. As inúmeras barreiras no aeroporto de Bogotá nos lembram que a Colômbia ainda é, mesmo com o enfraquecimento das Farc, um país em guerra civil.

Papiamento

É uma língua crioula e é a principal língua falada nas ilhas caribenhas de Aruba, Curaçao e Bonaire.

O papiamento originou-se do pidgin português conhecido como Guene, por ser falado pelos escravos africanos (originários das zonas de Guiné-Bissau/Cabo Verde e São Tomé/Golfo da Guiné, entre outras) trazidos pelos holandeses para o trabalho na lavoura de cana-de-açúcar. Após a retomada de Cabo Verde por Portugal e a reconquista da Nova Holanda pelos patriotas brasileiros, alguns judeus sefarditas, portugueses de Cabo Verde e quase todos os do nordeste brasileiro foram para as antilhas holandesas, levando consigo o português. A linguagem judaico-portuguesa irá se misturar ao Guene dos escravos africanos, dando origem à primeira forma do papiamento, no século XVIII. Com a administração do império colonial holandês nas ilhas, a influência holandesa lega muitas palavras de seu idioma ao papiamento. No final do século XIX a influência do espanhol ocorre com o contato com os países vizinhos, especialmente a Venezuela.

O nome procede da palavra papiá, que significa 'conversar', derivada originalmente da palavra portuguesa papear. Origina-se igualmente deste verbo coloquial o nome do crioulo de base lusófona de Malaca, o papiá kristáng. O verbo papiâ ainda existe no crioulo cabo-verdiano, e significa falar.

7 comentários:

  1. Bacana os comentários Marcelo; eu estou progamando ir para Aruba no mês de Agosto juntamente com minha esposa e cutir bastante. Ja nos recomendaram fechar um hotel all inclusive. abs,

    Márcio.

    ResponderExcluir
  2. Me foram muito úteis as suas informações sobre Aruba e o seu "papiamento". Obrigada. Estou de partida para lá...e...seja o que Deus quiser. Procurei na internet algumas palavras, frases...etc... que podem me ser úteis.
    Mara

    ResponderExcluir
  3. Marcelo ,
    encontrei seu blog procurando sobre baladas em Aruba, estou indo para la com minha esposa e mais 4 casais de amigos e iremos passar o reveillon e alguns dias de férias, alguma sugestão para quem gosta de agito?

    ResponderExcluir
  4. Márcio,

    kkkk, como você pode ver meu perfil é mais paizão, kkkk. A sensação que tenho é que não existem assim baladas (ao menos parecidas) com o que há em São Paulo. Fuja de um passeio noturno que sai num onibus todo enfeitado (roubadassa), meu filho foi e sifu, kkkk... Você terá dias excelentes de sol, bons restaurantes a disposição, mesas de poker (se apreciar) mas acho que balada...sei não...espero que o Concierge de seu hotel possa te ajudar mais que eu...Abração e grato pela visita. Deixe um post na volta contando como foi a viagem.

    ResponderExcluir
  5. I'm not sure where you're getting your information, but good topic.
    I needs to spend some time learning more or understanding
    more. Thanks for fantastic information I was looking for this info for my mission.
    my web page: Aruba

    ResponderExcluir